Dicas para reduzir o plástico

Olá!

Desculpem a minha ausência sei que foi muito tempo sem dar notícias mas em breve faço um post a explicar tudo.
Mas neste momento estou de volta a falar de um assunto que tem me preocupado cada vez mais e que quero começar aos poucos a colocar algumas dicas como as que vou vos dar em prática no meu dia a dia.





Toda esta mudança começou quando fiz um trabalho na escola no âmbito da disciplina de sociologia e fiz um estudo caso sobre a sustentabilidade ambiental.
A partir daí e quando dei conta da indiferença de algumas pessoas percebi que eu não podia continuar indiferente e tinha que começar agir.

Não só depois disto mas também depois ter visto alguns vídeos de algumas youtubers que fiquei mais inspirada a alterar o meu comportamento.

Garrafas de água:

O bem essencial que mais compramos e se tentarmos pensar num número para pensarmos nas quantas garrafas de plástico que já gastamos não conseguimos encontrar pois é um número incalculável.
Para acabar com essas garrafas temos as garrafas reutilizáveis e existem imensas marcas que já têm estas garrafas como a primark, ale hop e tantas outras.


A minha é da ale hop e é de alumínio apesar de ser mais pesada do que a de plástica
deixa a água sempre fresca.

Pensos higiénicos:

Pode parecer estranho e até para mim foi estranho saber que existia pensos higiénicos reutilizáveis mas depois de saber como funcionava e depois de pensar que seria um ponto forte pois não ia assar como asso com os de plástico acho que vou optar por experimentar.


São pensos de algodão e são laváveis na máquina.
Estes são do site zero plástico.
Mas podem pesquisar no instagram do ecologicalkids onde eles têm vídeos a explicar tudo e onde podem tirar as vossas dúvidas. Os pensos têm vários tamanhos como os de plásticos e têm com abas e sem.

Sacos das compras:

Sempre que vamos às compras seja a comprar roupa numa loja de roupa seja no supermercado parece que gostamos de valorizar o que compramos e o quanto temos dinheiro. Sem nos perceber mos acabamos por ter sacos e mais sacos de cada loja de roupa.
A dica é quando formos ao supermercado ou ao shopping é levarmos vários sacos de pano ou daqueles reutilizareis na nossa mala para não termos a tentação de comprar sacos de plástico nem mesmo aqueles com o nome da loja de roupa. 
Não sei em relação ás outras marcas mas a Primark tem imensos a 1,5 euro.


Palhinhas:

Outro objecto que mais gastamos são palhinhas bebemos tudo e mais alguma coisa com palhinhas e nem nos importamos em ser de plástico. 
Mas agora existem outras opções como as palhinhas de metal e as de bambu. 
No pingo doce já vendem as palhinhas de metal e é um pack que traz um esfregão para as limpar.





Escovas de dentes:

Este é outro objecto que usamos imensas vezes e que também é constituída por plástico. Mas como tenho referido anteriormente com os outros objectos o plástico é substituível. E neste caso temos as escovas de bambu .


Estas são da ecologialkids e como as normais têm vários tamanhos e vários tipos desde o mais duro ao menos e podem escolher o qual se adequa ao vosso gosto. Têm imensas cores também e podem também descobrir outros acessórios para a vossa escova de dentes. No site no momento da compra podem escolher de quantos meses a quantos meses querem mudar a vossa escova ou seja como fosse um prazo de validade.


Maquilhagem/Produtos de beleza:

É verdade existem produtos de maquilhagem que as embalagens não são de plástico. Neste caso queria deixar vos o exemplo da marca Lush que fiquei a conhecer quando vi o video da Sara Vicario. Esta marca tem outros produtos como produtos de banho, perfumes, cuidados de beleza, de corpo e até de spa (link do site). 

Neste caso temos o exemplo de uma base em bastão e existe uma imensa variedade de cores no site. Em relação ao preço as bases custam 23 euros. Não sei se é um bom preço pois para isso tinha que ter experimentado a qualidade do produto.


Existem imensos objetos que podem substituir pelo plástico e existem imensos projetos no instagram que têm imensas coisas e que vocês é que escolhem o que mais usam e podem continuar a usar de uma maneira mais sustentável. Estes produtos acabam por ser mais caros do que os de plástico mas isso acaba por ser recompensador pois só gastamos uma só vez esse dinheiro. 
Existem imensas coisas que eu não julgava que insistisses como os cotonetes e outras coisas. 
E é bom saber que existem imensos projetos e marcas que apostam nestes exemplos de produtos e que podem fazer a diferença mostrando alternativas às embalagens de plástico e que com elas o nosso planeta pode mudar a sua qualidade com a nossa ajuda. 

Como já tinha referido anteriormente vou começar a alterar o meu comportamento em relação a este assunto que tanto me preocupa e assusta e apesar de já ter implementado algumas medidas vou continuar a implementar algumas como as que vos falei neste post e tantas outras que não falei e quero as descobrir.

Já que o tema acaba por estar englobado na sustentabilidade queria também dizer vos que o pingo doce já tem água filtrada e o primeiro garrafão é 1 euro e os próximos enchimentos fica a 0,18 por litro. O garrafão tem a capacidade de 3 litros e a água é igual às outras. A única diferença é que não precisam de comprar garrafões e mais garrafões de plástico para depois deitarem ao lixo. Compram os necessários e depois é só voltar a encher. 

Amanhã vou comprar as palhinhas de metal e vocês qual vai ser o vosso primeiro passo?

Deixem aí nos comentários se também vos preocupa este tema.



Beijinhos,



RDLV


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Loja Giraças

Baixa auto estima

Top 5: Youtubers Portuguesas