História Pessoal: BULLYING

Olá!



Achavam mesmo que esteve mês não ia publicar nada? Não podia deixar passar este mês em branco pois o o blog amanhã faz 4 anos. 

Mas passando ao tema que me trouxe aqui hoje trago vos talvez um dos posts mais pessoais que já partilhei com vocês. A verdade é que pensei muitas vezes se devia partilhar isto com vocês. Mas percebei que estava na altura de falar sobre este tema que tanto me perturba e me chateia. Não estou aqui para vos dar a definição do que é o bullying porque isso vocês já sabem, mas sim para vos partilhar a minha experiência e a minha lição.

Eu sofri de bullying entre os meus 10 e os 13 anos, nos primeiros anos do ensino básico. Eu sofri numa fase em que me achava feia, que não gostava de mim e que achava que todos os que estavam ao meu lado seja amigos ou familiares não gostavam de mim, só estavam comigo por estar.
Sentei me muitas vezes sozinha a chorar pela casa aos prantos porque não encontrava solução para o que estava a sofrer e o porquê de ser a mim. Foram anos muitos complicados.

As pessoas que me praticavam o bulying eram pessoas mais velhas e alguns colegas da minha turma. Eles apontavam me o dedo e gozavam com o meu cabelo, com o facto de usar óculos, às vezes até me chamavam aquele nome que todos conhecem "caixa de óculos" e o problema que eu tenho e que nunca vos falei que é ter o maxilar inferior mais para frente do que o superior.

Para uma pré adolescente como eu que não gostava de mim própria fisicamente e que não me valorizava, ouvir constantemente palavras feias contra mim foi talvez a situação que eu senti que não ia conseguir levantar a cabeça.

A partir daí a minha auto estima era sempre muito baixa, não tinha vontade de ir para a escola para gozarem comigo, sentia me completamente sozinha, sem vontade de sorrir, chorava quase todos os dias e sentia me cada vez mais deprimente.
O facto de ser a tímida não ajudou muito porque não contei nada aos meus pais fechando me em "copas" e tentando lidar com o problema sozinha. Mas cada vez mais o problema aumentava e eu não sabia lidar com tudo o que me estava a acontecer.
A minha mãe acabou por descobrir mais tarde o que estava a acontecer através de um SMS e obrigou me a confessar quem eram os autores de tudo isto e o que é que eles faziam me. Depois disso a minha mãe colocou folhas na parede do meu quarto em cima da minha secretária a dizerem  que eu era gira, para não me preocupar com o que os outros diziam e foi à escola falar com a minha Diretora de Turma.
Foi aí que as coisas começaram a melhorar apesar de vez em quando ainda ouvir algumas bocas e isso afectar me eu conseguir dar a volta por cima. 
Esta situação afetou me psicologicamente e deixou algumas marcas como por exemplo quando eu mudo de turma ou escola tenho sempre aquele medo ou receio que me julguem pelo meu aspecto ou por aquele problema que eu tenho nos maxilares, que referi anteriormente. 
Até hoje é um assunto que nunca falei com os meus amigos nem com os meus pais pois não me sinto à vontade para relembrar momentos que me aterrorizaram na minha adolescência.

Decidi contar vos isto não para que tenham "pena" de mim, mas para vos "acordar" e começarem a partir de hoje a fazer a mudança. 
Se conheces alguém que está a passar por bullying, está na altura de a ajudares mostrando aos "agressores" que é incorrecto o fazer. Não andando à porrada mas tendo uma conversa séria, talvez o que eu vou falar a seguir ajudar-te-a . 
Se estás a passar por bullying pede ajuda alguém seja a uma professora, um amigo, aos teus irmãos ou aos teus pais, mas o mais importante é pedires ajuda e vais ver que a "carga" que carregas sozinha vai diminuir e vais sentir te muito melhor.

Se conheces um amigo teu ou amiga tua que pratica bullying está na altura de lhe mostrares o quanto está errado e que este problema tem que ter um fim.

Porque motivo é que não devo praticar bullying?

Conheces aquele proverbio: não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti, então imagina te na minha situação e que tinhas a mesma características que eu de ser tímida e de ter baixa auto-estima achas que te sentirias feliz? Achas que eras feliz quando olhasses para todo lado e todos apontassem o dedo e gozassem contigo? Achas mesmo? Não ias ser feliz mesmo que fosses muito forte pois os fortes também têm poucos fracos. E ninguém gosta ser mal tratado assim como tu não ias gostar.

Ainda não te sentes convencido a deixar de praticar bullying e a influenciar os outros a deixarem de o fazer?

Então talvez um exemplo como este seja esclarecedor: Imagina que passas todos os dias pela mesma rapariga perto da tua casa às mesmas horas e todos os dias descobres uma característica que não gostas dela seja o penteado, a cor que pintou o cabelo, a nova borbulha que lhe apareceu na testa, as roupas, etc. E todos dias que passas por ela e comentas a característica que não gostas dela, que por acaso tem as mesmas características que eu, em voz alta. 
Um dia quando estás a passar por um local onde costumas ver a rapariga ela por acaso não está, mas ao passares por um estabelecimento qualquer ouves uma conversa de uma rapariga que tentou mutilar se e entras na conversa e percebes que é a mesma rapariga que gozas todos os dias. Como te sentes agora? 
Até pensas a culpa não foi minha porque ela mutilou se porque queria. Mas a verdade é que ninguém mutila-se porque quer isto deriva de uma causa e neste caso tu és a causa das marcas que ela fez no seu corpo. Será que mesmo assim vale a pena continuar mesmo que seja com outra pessoa? Não vale.

Mas por acaso pensas te ou menos está viva mas o pior é quando existem imensas pessoas que tentam o suicídio por situações destas e outras que conseguem mesmo morrer.
Como ficará a tua consciência em saberes que pelas tuas "bocas" matas-te uma pessoa? Será que a tua consciência ficará pesada? Claro que vai ficar mesmo que tentes fugir. 
Sentir isso deve ser uma das piores sensações que uma pessoa deve sentir e tu queres sentires te culpado para o resto da tua vida?

TALVEZ ESTEJA NA ALTURA DE MUDARES ESTA SITUAÇÃO!

E até podes pensar não precisamos de ser tão dramáticos, mas a verdade é que não conhecemos as pessoas que passam por nós na rua não sabemos se elas sofrem de bullying na escola e com o nosso comentário seja a última peça do seu puzzle para fechar a sua vida, não sabemos se são fortes e têm uma boa auto estima ao ponto de ignorar mos aquilo que dissemos, a verdade é que não sabemos a suas histórias nem como realmente são. Por isso mais vale guardarmos as palavras feias que vão magoar os outros dentro de nós pois só assim é que vamos conseguir acabar com esta situação pela qual muitas pessoas passam seja no trabalho, na escola ou mesmo em família.


Serão muito mais felizes se o fizerem.

Está nas tuas mãos mudares o teu presente, o teu futuro e o das outras pessoas. Será que aceitas este desafio?


PS. Se alguém quiser partilhar alguma comigo pessoalmente seja sobre este tema ou sobre outro pode o fazer através do e-mail do blog. Eu responderei assim que vir e faço muito gosto em poder ajudar-te se tu deixares.

Desculpem por o post estar muito grande mas não consegui fazer mais pequeno.


Beijinhos,



Até amanhã!





RDLV


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Loja Giraças

Baixa auto estima

Top 5: Youtubers Portuguesas